11 de abr. de 2008

Som e Luz em Corpos







Encenação teatral e coreográfica no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo! Toda emoção da história guarani transmitida pelo cenário maravilhoso das Ruinas de São Miguel e pelos corpos que viveram essa história!

O Som e Luz em Corpos é um espetáculo magnífico e emocionante para nós atores/dançarinos, como para os espectadores, mas não é somente por causa do som, da iluminação e dos corpos que se farão presente em um cenário inigualável de um Patrimônio Histórico da Humanidade e pela beleza visual que tudo isso vai proporcionar, mas sim por que aquele lugar guarda, sonhos e segredos de vidas de luta, coragem e medo, por que o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um recinto de alegria e de melancolia, vivida por um povo que hoje nos é exemplo de coragem e determinação.

A trajetória histórica dos Guarani se fez tão marcante, e hoje nos inspira a repensar o passado e pensar em um futuro em que todas as raças e etnias sejam iguais, a final de contas somos todos seres humanos e vivemos no mesmo planeta e por assim dizer devemos ter os mesmos direitos. O Espetáculo Som e Luz vem diariamente encantando e emocionando o mundo, mas falta algo, falta a vida daquele lugar, o povo que construiu essa história, e essa é a função do Som e Luz em Corpos, trazer a tona os homens daquele tempo, invocados pela terra, a primitiva matéria prima, e assim reuni-los para viver tudo novamente, o que fez arrasar os tranqüilos Guaranis. É um passado adormecido que vem a tona, e os vinte atores e bailarinos que estarão envolvidos contaram essa história em seus corpos, indo da harmonia ao noturno desespero, da doce melodia das formas aos tambores de guerra. Estes corpos estarão presentes, doando-se para os espíritos que vagueiam nesse lugar.

Quem assistir a este Espetáculo não verá apenas dança ou teatro, mas verá um ritual de vida, cultura e história e poderá sentir a energia do povo Guarani que reside neste local, pois “Eram de terra seus corpos... de água seus sonhos... e a vontade de viver em seus amores, como fogo eram ardentes”. Em fim, o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo será, portanto, “apenas palco novamente” e viverá o drama antigo que fez morrer o povo Guarani. E para nós atores e bailarinos da Cia Sarx não há nada mais grandioso do que através da arte fazer parte da história que cerca os Sete Povos das Missões.

Letícia de Moura

Nenhum comentário: