2 de nov. de 2008

O Corpo é o que vc gosta

Não há o que falar, deixemos que nossos corpos falem por nós!

2 de ago. de 2008

Arte do Corpo no Corpo dos Corpos

A arte se faz corpo, no momento que ela nasce, a arte esta no coração de quem ama!
A emoção é dona desses corpos!

11 de abr. de 2008

Som e Luz em Corpos







Encenação teatral e coreográfica no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo! Toda emoção da história guarani transmitida pelo cenário maravilhoso das Ruinas de São Miguel e pelos corpos que viveram essa história!

O Som e Luz em Corpos é um espetáculo magnífico e emocionante para nós atores/dançarinos, como para os espectadores, mas não é somente por causa do som, da iluminação e dos corpos que se farão presente em um cenário inigualável de um Patrimônio Histórico da Humanidade e pela beleza visual que tudo isso vai proporcionar, mas sim por que aquele lugar guarda, sonhos e segredos de vidas de luta, coragem e medo, por que o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um recinto de alegria e de melancolia, vivida por um povo que hoje nos é exemplo de coragem e determinação.

A trajetória histórica dos Guarani se fez tão marcante, e hoje nos inspira a repensar o passado e pensar em um futuro em que todas as raças e etnias sejam iguais, a final de contas somos todos seres humanos e vivemos no mesmo planeta e por assim dizer devemos ter os mesmos direitos. O Espetáculo Som e Luz vem diariamente encantando e emocionando o mundo, mas falta algo, falta a vida daquele lugar, o povo que construiu essa história, e essa é a função do Som e Luz em Corpos, trazer a tona os homens daquele tempo, invocados pela terra, a primitiva matéria prima, e assim reuni-los para viver tudo novamente, o que fez arrasar os tranqüilos Guaranis. É um passado adormecido que vem a tona, e os vinte atores e bailarinos que estarão envolvidos contaram essa história em seus corpos, indo da harmonia ao noturno desespero, da doce melodia das formas aos tambores de guerra. Estes corpos estarão presentes, doando-se para os espíritos que vagueiam nesse lugar.

Quem assistir a este Espetáculo não verá apenas dança ou teatro, mas verá um ritual de vida, cultura e história e poderá sentir a energia do povo Guarani que reside neste local, pois “Eram de terra seus corpos... de água seus sonhos... e a vontade de viver em seus amores, como fogo eram ardentes”. Em fim, o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo será, portanto, “apenas palco novamente” e viverá o drama antigo que fez morrer o povo Guarani. E para nós atores e bailarinos da Cia Sarx não há nada mais grandioso do que através da arte fazer parte da história que cerca os Sete Povos das Missões.

Letícia de Moura

Mito de Tortópolis

Via-Saga Missioneira

No dia 21 de março de 2008 a Cia. Sarx apresentou mais uma vez a Via-Saga Missioneira, a 4ª edição deste espetáculo juntou milhares de fiéis que acompanharam a procissão pelas ruas de Santo Ângelo, ela conta a trajetória de Jesus Cristo rumo ao calvário, a paixão e morte vivida por ele se entrelaça com a saga vivida pelo povo Guarani a mais de três séculos atrás, assim como Cristo os descendentes naturais dessa terra sofreram na carne a violência e a dor de ser banido e excluído, contado através de dança e teatro, a Via-Saga sempre emociona e desperta olhares curiosos.

Como tradição o auge do espetáculo foi em frente à Catedral Angelopolitana, uns dos mais belos cenários que a Cia. já teve, nada mais, nada menos que ..."o recinto dos anjos"... Este cenário inspira nossa arte e sempre será reverenciada por nós! Este ano teve um gostinho muito especial apresenta-la, foi um desafio para nós, a final de contas à pessoa responsável pelo nosso sucesso e por ensinar tudo o que sabemos não ia estar nos acompanhando pessoalmente.

-Odailso Berté, todo amor, paixão, entusiasmo e dedicação que nós atores e bailarinos dispomos para que esse espetáculo acontecesse foi sem duvida alguma por você e pelo amor que temos a arte! Obrigado a todas as pessoas que nos apoiaram, que se disponibilizaram a nos ajudar, e a divulgar nossos trabalhos. Muito obrigado por fazer com que a Cultura, a História Missioneira e a nossa arte possa ser vista por todos.

Afinal de Contas o que seria de nós bailarinos e atores sem os aplausos do público? É isso que alimenta nossa arte!

Letícia de Moura

Angelus




O espetáculo "Angelus" teve sua primeira edição em 2006, criado por Odailso Berté ja teve sua segunda edição em dezembro de 2007. Este espetáculo conta a história de Santo Ângelo que no espetáculo é denominada de "Angelópolis - A Cidade dos Anjos". É um memorial de fundação, destruição e ressurgimento de Santo Ângelo, contado com muita emoção e magia através de dança-teatro.