2 de nov. de 2008
2 de ago. de 2008
Arte do Corpo no Corpo dos Corpos
11 de abr. de 2008
Som e Luz em Corpos
O Som e Luz em Corpos é um espetáculo magnífico e emocionante para nós atores/dançarinos, como para os espectadores, mas não é somente por causa do som, da iluminação e dos corpos que se farão presente em um cenário inigualável de um Patrimônio Histórico da Humanidade e pela beleza visual que tudo isso vai proporcionar, mas sim por que aquele lugar guarda, sonhos e segredos de vidas de luta, coragem e medo, por que o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um recinto de alegria e de melancolia, vivida por um povo que hoje nos é exemplo de coragem e determinação.
A trajetória histórica dos Guarani se fez tão marcante, e hoje nos inspira a repensar o passado e pensar em um futuro em que todas as raças e etnias sejam iguais, a final de contas somos todos seres humanos e vivemos no mesmo planeta e por assim dizer devemos ter os mesmos direitos. O Espetáculo Som e Luz vem diariamente encantando e emocionando o mundo, mas falta algo, falta a vida daquele lugar, o povo que construiu essa história, e essa é a função do Som e Luz em Corpos, trazer a tona os homens daquele tempo, invocados pela terra, a primitiva matéria prima, e assim reuni-los para viver tudo novamente, o que fez arrasar os tranqüilos Guaranis. É um passado adormecido que vem a tona, e os vinte atores e bailarinos que estarão envolvidos contaram essa história em seus corpos, indo da harmonia ao noturno desespero, da doce melodia das formas aos tambores de guerra. Estes corpos estarão presentes, doando-se para os espíritos que vagueiam nesse lugar.
Quem assistir a este Espetáculo não verá apenas dança ou teatro, mas verá um ritual de vida, cultura e história e poderá sentir a energia do povo Guarani que reside neste local, pois “Eram de terra seus corpos... de água seus sonhos... e a vontade de viver em seus amores, como fogo eram ardentes”. Em fim, o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo será, portanto, “apenas palco novamente” e viverá o drama antigo que fez morrer o povo Guarani. E para nós atores e bailarinos da Cia Sarx não há nada mais grandioso do que através da arte fazer parte da história que cerca os Sete Povos das Missões.
Letícia de Moura
Via-Saga Missioneira
No dia 21 de março de 2008 a Cia. Sarx apresentou mais uma vez a Via-Saga Missioneira, a 4ª edição deste espetáculo juntou milhares de fiéis que acompanharam a procissão pelas ruas de Santo Ângelo, ela conta a trajetória de Jesus Cristo rumo ao calvário, a paixão e morte vivida por ele se entrelaça com a saga vivida pelo povo Guarani a mais de três séculos atrás, assim como Cristo os descendentes naturais dessa terra sofreram na carne a violência e a dor de ser banido e excluído, contado através de dança e teatro, a Via-Saga sempre emociona e desperta olhares curiosos.
Como tradição o auge do espetáculo foi em frente à Catedral Angelopolitana, uns dos mais belos cenários que a Cia. já teve, nada mais, nada menos que ..."o recinto dos anjos"... Este cenário inspira nossa arte e sempre será reverenciada por nós! Este ano teve um gostinho muito especial apresenta-la, foi um desafio para nós, a final de contas à pessoa responsável pelo nosso sucesso e por ensinar tudo o que sabemos não ia estar nos acompanhando pessoalmente.
-Odailso Berté, todo amor, paixão, entusiasmo e dedicação que nós atores e bailarinos dispomos para que esse espetáculo acontecesse foi sem duvida alguma por você e pelo amor que temos a arte! Obrigado a todas as pessoas que nos apoiaram, que se disponibilizaram a nos ajudar, e a divulgar nossos trabalhos. Muito obrigado por fazer com que a Cultura, a História Missioneira e a nossa arte possa ser vista por todos.
Afinal de Contas o que seria de nós bailarinos e atores sem os aplausos do público? É isso que alimenta nossa arte!
Letícia de Moura